Vivemos um momento complicado no Brasil. Com o desemprego aumentando ao mesmo ritmo da inflação, estamos em uma fase que quase tudo que vamos comprar está em um preço muito acima do normal. Mas, quando falamos em veículos, seja carro, moto, caminhão e até mesmo máquinas agrícolas, a inflação é ainda mais cruel.

Tudo bem que um automóvel por si só, levando em conta todos os custos para produção, entre outros, realmente é bem caro. Mas o grande problema não é nem o valor pago à vista, e sim no financiamento, que costuma aumentar em até 87% o valor de um veículo com a inclusão de Juros Abusivos e Taxas Irregulares.

Contudo, o que pouca gente sabe, apesar de comentarmos sempre que possível em todos os nossos canais de comunicação, é que, além dos Juros Abusivos, essas taxas são ilegais e elas tanto podem como devem ser eliminadas do contrato. E é exatamente isso que você vai aprender no artigo de hoje.

Atenção! Se você financiou um veículo e está pagando muito alto nas parcelas, pode ser que existam juros abusivos e taxas irregulares no contrato. Acesse nossa ferramenta de simulação clicando aqui e descubra AGORA MESMO!

 

Juros Abusivos: Um inimigo já conhecido, mas um bode expiatório

O termo Juros Abusivos, que foi difundido e popularizado no mercado inicialmente pelos peritos em matemática financeira da American, já é bem famoso entre clientes e empresas que fazem ação revisional de contratos de financiamentos. Porém, o que quase ninguém sabe explicar, ou gosta por quaisquer que sejam os interesses por trás, é o que de fato são os Juros Abusivos.

De forma bem rápida, podemos dizer os Juros Abusivos são qualquer cobrança de juros que ultrapasse a média praticada no mercado. Para quem não sabe, incidência de juros média no Brasil gira em torno de 1% ao ano em operações de financiamentos de veículos no Brasil. Ou seja, qualquer valor que ultrapassar essa média, pode ser considerado como juros Abusivos.

Entretanto, os Juros Abusivos não são o grande alvo da ação revisional e isso por causa de um detalhe simples: o Banco Central permite a prática de livre mercado, ou seja, os bancos e financeiras podem cobrar o que bem entenderem de juros.

Você deve estar se perguntando agora, já que não é possível retirar os Juros Abusivos como uma ação revisional pode me ajudar a reduzir os valores do financiamento. Se prestar bem atenção, já te damos uma breve ideia no subtítulo dessa sessão. Os Juros Abusivos hoje, nada mais são, que uma “bomba de fumaça” para disfarçar o que de fato aumenta o custo do financiamento, que são as Tarifas Excessivas e as Taxas Irregulares.

Essas tarifas nada mais são que valores incluídos em um contrato de financiamento com o intuito de aumentar ainda mais as parcelas de forma disfarçada, sem que o cliente perceba. E o pior, muitas delas são caracterizadas como Taxas Irregulares porque sequer existem!

Isso mesmo, existe um rol de taxas que o BACEN (Banco Central do Brasil) permitem ser inclusas em uma operação de financiamento de veículo. Porém, não obstantes, os bancos insistem em incluir essas taxas que são disfarçadas com os mais diversos nomes para ludibriar o cliente, fazendo com que ele acredite que essas taxas são praxe, quando na verdade não passam de serviços que sequer existem de fato.

 

Como saber se eu estou pagando por Taxas Irregulares em meu contrato?

Temos um post que fala sobre as Taxas Irregulares mais comuns presentes em um contrato de financiamento, que pode ser conferido na integra clicando aqui. Porém, como é um tema delicado e que sofre alterações constantemente, o mais recomendado é que você conte com um profissional especializado para fazer a Revisão Contratual. Só ele poderá, de fato, identificar o que é Taxa Irregular ou não em um contrato de financiamento.

Na American você encontra uma equipe de profissionais qualificados que vão identificar tanto as cobranças de Juros Abusivos, como as de Taxas Irregulares, Tarifas Excessivas e seguros não autorizados. Além disso, usaremos toda a nossa expertise para solicitar a exclusão dos valores irregulares e reivindicar a restituição de tudo o que foi pago anteriormente em forma de desconto nos valores em abertos, o que poderá promover uma economia de até 87% com a redução destes valores.

Portanto, não perca mais tempo! Clique aqui e faça uma simulação gratuita com nossa ferramenta de cálculo e identifique tudo o que está sendo cobrado de forma irregular em seu financiamento, junto com o percentual que pode ser reduzido em seu contrato. Ou, se preferir, você pode também entrar em contato direto com um de nossos especialistas pelo Whatsapp clicando aqui.

Conte com a American, soluções inteligentes para reestruturação financeira é o nosso negócio.

Por: Pedro Victor