Comprou um carro ou tirou a habilitação há pouco tempo? Você não deve saber, mas existem diversos truques que motoristas mais experientes costumam utilizar, seja para identificar aquele barulho estranho no veículo ou até mesmo para tirar o máximo de proveito do seu carro e economizar durantes longas viagens.

Como uma de nossas missões na American é auxiliar o consumidor brasileiro com soluções inteligentes e inovações, no artigo de hoje, vamos apresentar 6 hacks essenciais que todo motorista que está começando a dirigir agora precisa conhecer. Mas antes, uma dica para quem já é mais experiente e financiou um veículo recentemente.

Se você está pagando muito alto nas parcelas do seu veículo, atrasou algumas prestações e está sofrendo com ameaças de busca e apreensão por parte do banco ou financeira, clique aqui e veja como reverter esta situação.

 

1- Como simular um freio ABS

Motoristas iniciantes costumam ter, como primeiro carro, um modelo usado e até mais antigo que, muito provavelmente, não possuí pastilhas de freio. Fundamental para a segurança principalmente em dias chuvosos, o freio ABS possui uma tecnologia que evita o travamento das rodas durante a frenagem, impedindo assim que o veículo perca aderência à pista.

Mas não se preocupe, existe um truque para você que não possui o sistema de freio ABS em seu carro. Basta apertar e soltar o pedal de freio repetidamente, de maneira rápida e suave, para que o veículo reduza a velocidade de maneira gradativa, sem sofrer com o travamento das rodas.

 

 

2- Secar os freios

Outra dica valiosa para dias chuvosos. Se você já dirigiu nestas condições, provavelmente já deve ter sentido dificuldades para frear. Isto acontece porque as pastilhas molhadas perdem a aderência e deslizam no disco.

O segredo, nesses casos, é “secar” os freios com uma manobra simples, após passar por trechos “alagados”. Engrene a segunda ou terceira marcha e acelere, ao mesmo tempo que pisa no pedal de freio. Isto aumentará o atrito entre tambores, pastilhas, discos e lonas, criando calor suficiente para secar o sistema de frenagem e fazê-los voltar a funcionar.

 

3- Subir em Dias de Chuva

Mais uma dica para dias chuvosos, desta vez para quem possui carros com tração dianteira (característica comum na maioria dos carros populares brasileiros). Você já tentou subir uma rampa e teve dificuldades para tirar o carro do lugar? Isto aconteceu pois o centro de gravidade se desloca para traseira, o que diminui o atrito dos pneus.

O segredo neste cenário é subir ao contrário (utilizando a marchar ré). Isto porque o peso vai se concentrar nas rodas motrizes e, por consequência, aumentar o atrito que tracionará o carro novamente.

 

 

 

4- Esfriar o fluido fervendo do radiador

O fluido do radiador ferver no momento em que você está dirigindo é algo que pode acontecer, por mais que você troque com frequência o líquido e utilize marcas de qualidades. Mas o que fazer quando isto acontece no meio da estrada?

Um hack para driblar essa incômoda situação é ligar o ar quente do carro para esfriar o fluido. Pode até parecer estranha, mas essa técnica realmente funciona porque o fluido do radiador que estava inativo se integra ao sistema de aquecimento e mistura-se com o que está fervendo, reduzindo assim a temperatura do radiador.

 

 

5- Encontrar peças do seu carro na “concorrência”

Muita gente não sabe, mas as grandes montadoras são donas de várias marcas de carros que, por utilizaram o mesmo método de fabricação, costumam dividir peças e outros componentes entre diversos carros de diferentes modelos multimarcas.

Alguns exemplos são Volkswagen e Audi; Fiat e Jeep; Kia e Hyundai; Citroën e Peugeot. Portanto, se o seu carro “quebrar” no meio da viagem, exigindo uma peça específica, e você não conhecer nenhuma concessionária da marca do seu veículo por perto, você pode tentar procurar em uma afiliada e muito provavelmente achará o que precisa.

 

6- Reduzir as prestações cobradas em um financiamento

Essa é uma dica para quem comprou o primeiro carro através de um financiamento e está pagando muito caro por ele. Pouca gente sabe, mas bancos e financeiras costumam incluir em seus contratos de financiamento, diversas cobranças indevidas como Taxas Irregulares, e valores de Juros Abusivos.

Além de ilegais, logo que por diversas vezes não passam de cobranças fantasiosas e inventadas, elas são imorais, pois abusam da boa-fé do cliente apenas para aumentar os lucros do banco sem que você perceba. Para esses casos, o recomendado é fazer uma Ação de Revisão de Juros Abusivos.

Este serviço, feito por profissionais especialistas em negociação e matemática financeira, identifica todas as cobranças irregulares em seu financiamento e as exclui, reduzindo consideravelmente o valor restante a ser cobrado. Além disso, é solicitada a compensação de tudo o que foi pago em Taxas Irregulares e Juros Abusivos o que permite a redução de até 84% dos valores na maioria dos casos.

A American é a maior referência em análise de Juros Abusivos do Brasil, tendo atendido, em 27 anos de atuação no mercado, mais de 200mil clientes em todo o território nacional. Portanto, não perca mais tempo! Clique aqui e descubra agora mesmo qual o real valor do seu veículo com uma simulação gratuita em nossa ferramenta. É simples, basta preencher os valores das parcelas e, dentro de instantes, você terá o resultado.

Se preferir, você pode também pode entrar em contato com um de nossos especialistas através do Whatsapp clicando aqui. Estamos sempre a postos para te ajudar!

 

Por: Pedro Victor