Está precisando economizar dinheiro? É sempre bom ter aquela graninha sobrando no pé de meia. Seja para problemas inesperados com o carro, médico ou até mesmo uma viagem não planejada, ter um fundo extra para as finanças é sempre bom, ainda mais para quem é chefe de família.

Porém, como você leitor deve saber bem, os gastos domésticos sempre acabam estragando os nossos planos assim que conseguimos juntar algum dinheiro. É sempre nesses momentos que acontecem os maiores imprevistos como a tela do celular quebrada, o filho que precisa de aparelho, uma reforma forçada na casa, etc. Por isso, no artigo de hoje, separamos seis dicas fundamentais para quem precisa economizar sem causar um impacto gigantesco na sua rotina.

 

1- Pague as suas dívidas;

Antes que você comece a nos criticar caro leitor, o que mais compromete a sua renda não é pagar as dívidas e sim atrasá-las. Isso porque, principalmente aqui no Brasil, os juros de transições a prazo são altíssimos. Então, seguindo a lógica, quanto mais você demora para quitar algo, mais caro você vai pagar.

Fique atento também a possíveis cobranças indevidas como Juros Abusivos. Em operações de financiamentos de veículos, esse tipo de tarifação é muito comum. Se quiser, pode descobrir agora mesmo se você está pagando por Juros Abusivos no financiamento do seu veículo com uma simulação gratuita clicando aqui.

 

2 – Antes de comprar qualquer coisa, pesquise;

Essa dica vale para praticamente qualquer coisa que você precise ou deseje comprar. Pesquisar é muito importante para economizar pois, pode não parecer, mas os preços dos produtos podem variar até 40% de uma loja para outra.

Outra dica importante que pode render alguns bons reais ao final do mês está relacionada com a escolha da marca do produto. Faça sempre a análise do custo/qualidade/rendimento do produto. Às vezes, por exemplo, pode compensar você pagar mais caro em um produto de limpeza que dure mais do que um de uma marca barata que acabe logo.

 

3 – Faça uma lista de compras sempre que for ao supermercado

A variedade de produtos expostos é, ao mesmo tempo, o grande ponto positivo e negativo dos supermercados. Isto porque, por impulso, sempre acabamos comprando algo não planejado e que às vezes, nem precisamos.

O ideal é você sempre fazer uma lista de produtos com o que você realmente precisa comprar antes de efetivamente ir ao supermercado. Para ajudar, verifique sempre o que você tem de fato na dispensa, assim as chances de comprar algo que você não precisava vão diminuir drasticamente.

4- Crie uma Planilha Organizacional;

Pode parecer óbvio, mas essa é uma das melhores maneiras para você controlar seus gastos. Crie uma planilha, ou use um aplicativo de controle de gastos para controlar todo o dinheiro que você usa. Isso inclui os salgadinhos e aqueles cafezinhos fora de hora.

Fazendo isso, você consegue mapear os seus gastos e saberá com mais precisão o que deverá ser cortado.

 

5- Analise minuciosamente tudo o que você está pagando em dívidas

Pode não parecer, mas um dos maiores vilões que dizimam as finanças do brasileiro atualmente são as cobranças indevidas incluídas em contas sem que o cliente perceba. Entre elas, Taxas Irregulares que são ilegais e, muitas vezes até fantasiosas, Tarifas Excessivas e valores de Juros Abusivos são os grandes responsáveis, principalmente em contratos de financiamento veiculares, por aumentar ainda mais o valor das dívidas.

Como esse assunto ainda é pouco comentado na grande mídia, o ideal é você procurar ajuda especializada para cuidar do caso. Na American você encontra profissionais peritos em análise de contrato e Ação Revisional que te ajudarão a identificar todo e qualquer tipo de cobrança que não deveria existir como Taxas Irregulares, Tarifas Excessivas e Juros Abusivos.

Você pode descobrir se isso acontece com você também ao acessar a nossa ferramenta de simulação gratuita clicando aqui. Basta informar o valor que está sendo cobrado nas parcelas atualmente que, dentro de instantes, você saberá o quanto está pagando de Juros Abusivos.

Por: Pedro Victor