Como praticamente tudo na vida, a prática da manutenção automotiva não fica isenta de lendas e boatos que prometem dar aquele jeitinho para facilitar a nossa vida e a do carro. A seguir, separamos algumas das mais difundidas pelas ruas desse nosso Brasil e vamos explicar o porquê de funcionarem ou não.

Antes do texto, uma dica importante!

Se você está com as parcelas do seu veículo em atraso e recebeu ameaças de busca e apreensão, saiba que podemos te ajudar. Clique aqui e veja como poderemos renegociar os valores em aberto e ainda reduzir o seu débito.

 

1 – É recomendado o aquecimento do motor antes de sair em dias frios

Este é um mito que vem de muito tempo atrás. Ele até tem um fundo de verdade, logo que os veículos mais antigos movidos a carburador meio que exigiam isso. Contudo hoje, graças a injeção eletrônica, essa prática não é mais utilizada.

Por causa dela e da maior eficiência das atuais bombas de óleo e combustível, a lubrificação do sistema e a dosagem da mistura de ar e combustível já estão programadas automaticamente para a próxima partida.

 

2- Deixar a marcha na posição P é suficiente para travar um carro automático

Na verdade, essa afirmação está correta. Contudo, esta prática é extremamente desaconselhável porque, com o tempo, a trava do câmbio ficará danificada e a manutenção de um câmbio automático é caríssima.

Muitos não sabem, mas há um procedimento correto ao estacionar um veículo automático. Primeiramente, pare o automóvel, puxe o freio de mão, leve a alavanca para a posição N, espere o carro ficar preso pelos freios e, por último, coloque o câmbio na posição P.

 

3 – Descer  em ponto morto economiza combustível

Este mito também vem de tempos remotos e tem uma base de verdade nele. Em modelos de veículos mais antigos, dotados de carburador, esta prática era necessária para reduzir o consumo de combustível. Entretanto, nos dias atuais, a injeção de combustível é automaticamente cortada quando o veículo desce ladeiras engatado, já que o movimento das rodas é capaz de fazer o motor girar.

Se você desengatar o câmbio, o motor será acionado pela injeção de combustível. Resumindo, na prática hoje é o inverso. Descer engrenado é mais econômico do que desengatado, além de se manter o freio motor – o que reduz o desgaste dos discos ou tambores dos freios.

 

– O gás do ar-condicionado pode acabar

Não existe prazo de validade para o gás do ar-condicionado e ele também não acaba por uso. A recarga ou substituição só é necessária em caso de vazamentos decorrentes de algum problema no reservatório ou nas mangueiras. Em condições normais, o gás do ar condicionado dura toda a vida útil do veículo.

5- Acelerar o carro antes de desligar lubrifica o sistema

Este é um mito e, pior de tudo, acontece exatamente o contrário do que ele conta. Acelerar o carro antes de desligar o motor retira o óleo lubrificante das paredes dos cilindros, logo que a gasolina bombeada escorre após não ter sido queimada.

Esta prática prejudica a próxima partida, uma vez que os componentes passarão por um atrito maior. Essa lenda se espalhou porque veículos antigos com motores de dois tempos e carburador necessitam de pressão do pedal no acelerador para aprimorar a partida na próxima vez.

 

Agora se você financiou um carro recentemente e está pagando muito caro nas prestações, temos uma dica excelente para você. Acesse o nosso site oficial clicando aqui e faça uma simulação gratuita para descobrir se existem abusividades no seu contrato.

Muita gente não sabe, mas as empresas de financiamento costumam incluir valores indevidos que são diluídos nas parcelas do financiamento como Taxas Irregulares e Juros Abusivos justamente para o cliente não perceber que está pagando por algo que não devia. Contudo, a inclusão dessas cobranças é ilegal e esses valores tanto podem como devem ser excluídos do acordo de financiamento.

Na American, nós exigimos a exclusão das Taxas Irregulares e dos valores de Juros Abusivos e ainda solicitamos a compensação dessas cobranças em forma de desconto nos valores restantes, permitindo você Quitar o Financiamento pelo menor valor. Portanto, não perca mais tempo! Contate agora mesmo os nossos serviços acessando nosso site oficial clicando aqui ou, se preferir, converse agora mesmo com um de nossos atendentes pelo whatsapp clicando aqui, estamos sempre ao seu dispor para te ajudar da melhor maneira possível.

Por: Pedro Victor